Relatos de folhas de envidraçamento de sacadas caindo. Cuidado! Veja como se prevenir!

Relatos de folhas de envidraçamento de sacadas caindo. Cuidado! Veja como se prevenir!

Relatos de folhas de envidraçamento de sacadas caindo. Cuidado! Veja como se prevenir!

Relatos de folhas de envidraçamento de sacadas caindo. Cuidado! Veja como se prevenir!

Com o volume crescente de envidraçamentos de sacadas em todo o Brasil nos deparamos com produtos de todo tipo de qualidade, com isso a chance de encontrarmos problemas de segurança ocasionados por produtos de baixa qualidade é enorme!

Veja os relatos de quem sofreu com esse problema e como se prevenir.

“Fui abrir o vidro e este caiu em minha cabeça! Tomei 7 pontos na testa e uma cicatriz pra sempre!” Relatou um morador do bairro de Perdizes. “No mesmo dia do acidente procurei referências de empresas idôneas no mercado, encontrei a Solid Systems, percebi que a qualidade do produto era muito superior ao que tinha em minha casa, então negociei e fiz a troca do produto!”

Infelizmente esse tipo de relato tem se tornado constante devido a empresas despreparadas que atuam no mercado, que instalam produtos de baixa qualidade, sem treinamento técnico e o pior, sem levar em consideração os requisitos mínimos de segurança exigidos pela Norma de Envidraçamento ABNT NBR 16259-2014, afirma o Consultor, Arquiteto e Diretor da Solid, Rodrigo Belarmino.

Envidraçamento todo pendurado prestes a cair inteiro na área comum do condomínio

“Após uma chuva com ventos fortes meu vizinho tocou a campainha de meu apartamento pedindo socorro, para ajudá-lo a amarrar seu sistema de envidraçamento de sacada, que tinha entortado e partes do sistema estavam para fora do gradil, com grande perigo de cair vidros para baixo na área comum do condomínio! Foi um susto! Amarramos as placas na hora e tentamos contato com a empresa que forneceu o produto para ele. No entanto, não tivemos retorno. Então entrei em contato com a Solid, empresa que fez a minha sacada. Eles foram ao local e gentilmente retiraram as placas de vidro para meu vizinho. Somente após 1 semana o meu vizinho conseguiu contato com a empresa que lhe forneceu o sistema, pediu a retirada completa do mesmo e optou em não colocar mais vidros” relatou o Sr. Mario, morador do bairro do Paraíso.

Vidros caíram de vários apartamentos na área comum de Condomínio no bairro de Moema

“Após cair um vidro na área comum ficamos muito preocupados, falamos com o morador do apartamento e pensávamos que tinha sido apenas um acidente, para minha surpresa algumas semanas depois caíram vidros de mais dois apartamentos diferentes, e depois disso entramos em pânico! Interditamos parte da área comum do Condomínio e chamamos a empresa que fez o serviço para verificar o que tinha ocorrido e vistoriar todos os apartamentos que tinham instalado o envidraçamento de sacada. A empresa informou que os vidros estavam descolando dos perfis e que isso não estava na garantia! Um absurdo completo. Um dos moradores indicou a Solid Systems, que nos passou a sua coligada APOIO Manutenção de Sacadas. Essa empresa foi contratada inicialmente para fazer um relatório completo de todas as instalações executadas pelo fornecedor com problemas. Descobrimos que todas as varandas possuíam em média 6 a 7 vidros descolados e que poderiam cair tão logo fossem movimentados, além de várias roldanas quebradas e danificadas devido a fragilidade do sistema. Após a análise do relatório, contratamos a empresa Apoio para manutenção completa de todas as varandas, que realizou um ótimo serviço, e agora estamos processando a empresa que nos causou esse perigo em nosso condomínio” relato do Sr. Renato, morador do bairro de Moema.

Manutenção de Sacadas

“A Apoio é especialista em manutenção de sacadas de todas as marcas e relata que os problemas mais comuns encontrados são vidros descolados, roldanas quebradas, estruturas com fixação insuficiente, vedação inadequada, dentre outras. Por isso sempre recomenda que no momento da compra do envidraçamento, procure sistemas com tecnologia de fixação dos vidros através de parafusos ou por pressão, pois são muito mais seguros, além de equipamentos com estruturas e roldanas mais robustas, para evitar que se use perfis tão finos que com um vento um pouco mais fortes já se danificam!” explica Daniel Gustavo, diretor da Apoio.

Como se prevenir

Rodrigo Belarmino da Solid Systems reforça, “o barato pode sair muito caro. Temos visto cada vez mais empresas oferecendo produtos a preços baixíssimos, desconfie”.

“Cada dia aparece uma nova empresa de envidraçamento de sacadas, e pouquíssimos já se adequaram aos requisitos de segurança exigidos pela Norma NBR 16259. Todas dizem que possuem todos os certificados e ensaios necessários, mas quando o cliente pede os documentos elas criam muitas desculpas e enganam os consumidores. Por isso recomendamos que pesquise a idoneidade da empresa, quantos anos existe de verdade (muitos dizem que possuem 20 anos de experiência, mas quando verificamos o CNPJ possuem apenas seis meses), se possui equipe técnica apta a fornecer ART (anotação de responsabilidade técnica), se os Ensaios de Pressão de vento e impacto atendem de fato a região aonde será instalada a sacada. Dessa maneira é possível filtrar de verdade o fornecedor, pois isso não pode ser feito pelos preços mais baratos, mas sim pela segurança e qualidade apresentados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>